quinta-feira, 11 de maio de 2023

EUA: A atriz americana Susan Sarandon é presa por exigir salário mínimo para funcionários de restaurantes * Jornal dos Trabalhadores/JT

EUA: A atriz americana Susan Sarandon é presa por exigir salário mínimo para funcionários de restaurantes

23-05-11.- A atriz americana Susan Sarandon, vencedora do Oscar por "Dead Man Walking", foi presa quando estava com um grupo de ativistas da campanha One Fair Wage, exigindo o salário mínimo para trabalhadores de restaurantes.

"Nós, mães, exigimos um salário justo", foi lido como slogan nas camisetas que Sarandon e os manifestantes usaram para dar visibilidade à causa do protesto. A manifestação ocorreu no Capitólio de Nova York após a aprovação de um novo aumento do salário mínimo para US$ 17 por hora para o período 2023-2024, que excluiu os trabalhadores de restaurantes, compostos principalmente por mulheres e mães. 

A atriz costuma se manifestar em causas sociais. Um exemplo foi o último fim de semana durante a greve dos roteiristas do Sindicato dos Roteiristas de Hollywood, que iniciou sua primeira mobilização em 15 anos, com a reivindicação de salários condizentes com as tarefas que desempenham em mega-indústrias como Amazon, CBS, Disney, Netflix , Fox, Sony, Paramount, Warner Bros. e Universal.

Sarandon - que tem uma longa e distinta carreira que inclui outras indicações ao Oscar por "Atlantic City", "Thelma e Louise", "Lorenzo's Oil", "The Client" e outros filmes de grande sucesso como "Enchanted" - acaba de ingressar como o antagonista de "Blue Beetle", uma das próximas adaptações da DC junto com a Warner Bros. Então seu compromisso a envolve tanto nas ruas quanto dentro de empresas que atualmente não respeitam os direitos de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Enquanto houver uma mão estendida, ninguém estará so.