terça-feira, 13 de abril de 2021

Trabalhadores à Deus dará * MBO

Trabalhadores à Deus dará

A situação da classe trabalhadora brasileira nunca foi um paraíso. É verdade. Mas nesta conjuntura de pandemia - COVID-19 - nossa situação não tem outro nome a não ser calamidade. Mas isso não é por culpa dos trabalhadores. Isso acontece devido à falta de SOCORRO EMERGENCIAL por parte do governo federal. Nunca houve, claro. Sempre que caímos no desemprego, vemos a paz sair pela porta e o sossego pela janela. E assim a desgraça toma conta de nossas vidas. A solidariedade entre nós, enquanto categoria profissional, enquanto classe oprimida, sem dúvida, nunca houve, pois somos dominados pelo individualismo, pelo egoísmo e cegados pelo espírito de competição uns contra os outros. É graças a isso que os patrões nos massacram com tanta facilidade e os pelegos sindicais engordam cada vez mais às nossas custas.

No entanto, tudo isso está centuplicado na atualidade. Com a  aceleração das condições da produção capitalista nas últimas décadas, realizada através do avanço tecnológico, a competição entre as empresas se tornou algo suicida. O sucateamento tecnológico, a obsoletização forçada, consomem montanhas de recursos financeiros e científicos, que se utilizados a serviço do consumo doméstico, em benefício do mercado interno, gerariam uma multidão de empregos. Mas ao invés disso, o que ocorre é a competição desmedida, na disputa pelo mercado mundial. 

Paralelo a isso, a política empreendida pelo imperialismo, sob a liderança dos EUA - Estados Unidos da América - busca maximizar o lucro de seus investimentos às custas do suor do proletariado. É por isso que implanta REFORMAS NEOLIBERAIS mundo a fora, extinguindo direitos sociais conquistados durante décadas de lutas operárias e populares, permitindo assim que o patronato se veja de mãos desatadas para escravizar a vontade, sem pagar direitos nem indenizações a quem lhes prestar serviço. Como vemos no Brasil de hoje, a partir do GOLPE 2016, ocorreu o fim das leis trabalhistas, fim da previdência, fim da aposentadoria, fim da seguridade social para doentes crônicos e deficientes, ou seja, o trabalhador, em geral, foi atirado AO DEUS DARÁ. Mas o mais interessante é que toda essa desgraceira foi feita com o discurso de modernizar e desenvolver o Brasil, e estamos vendo o resultado da hipocrisia do nosso povo, elegendo vagabundos com discurso moralizante, contra corrupção, regalias, impunidade, ou seja, tudo que eles fazem.
Bolsonaro é fruto disso. Os milhões de votos creditados a ele, sofreram uma grande baixa para o corona. Já são 355 mil a menos, pois seus eleitores não acreditam no perigo. Dentre esses mortos tem algumas pessoas dignas, vítimas da saúde frágil, mas é a minoria. Todos são prova da necropolítica desse desgoverno, de total desprezo pela vida. Mas com o desespero causado pela pandemia, as pessoas estão sem meios de prover o pão-de-cada-dia. Grande parte das empresas fecharam as portas e simplesmente mandaram os trabalhadores à pqp... Algumas estão pagando parte dos salários e, pra não ficar de boca vazia, somos obrigados até a trabalhar mais... Perdemos nossas férias em troca de lockdown... Entre outros prejuízos.

Alguém sabe dizer que rumo levou aquela central sindical defensora dos trabalhadores, aquele sindicato combativo, aquele partido do povo, dos trabalhadores, defensor dos fracos e oprimidos, aqueles defensores da democracia, da igualdade, da fartura e da felicidade para todos? Deem uma olhada nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas, na câmara federal e no senado. Estão todos lá, se fartando às nossas custas, afogados em gordas falcatruas, e fazendo discursos de oposição graças à calamidade que assola a todos nós!

É preciso que vejamos a nossa realidade e entendamos que a solução está em nossas mãos, nos unindo, por local de moradia, de trabalho e desenvolvamos comitês de ajuda uns aos outros para enfrentar esse caos

OUSAR LUTAR OUSAR VENCER
...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Enquanto houver uma mão estendida, ninguém estará so.